Uma comissão parlamentar é constituída para investigar as licenças de usinas hidrelétricas

Foi constituída a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o processo de licenciamento, operação, supervisão e pedido de autorizações de centrais hidroelétricas na República do Kosovo, que visa investigar vários aspectos relacionados com as centrais hidroelétricas no Kosovo.

Na primeira reunião desta comissão, a presidente Eliza Hoxha, disse que deveriam abordar os trabalhos desta comissão com a gentileza de compreender claramente o processo, estagnação, ingerência política ou empresarial.

“Abordar este trabalho com a gentileza de entender claramente o processo, contratempos, intervenções sejam políticas ou empresariais ou seja o que for e os impactos que esses projetos trouxeram para o meio ambiente em Kosovo. Para incluir todos os atores que tiveram benefícios e insatisfação neste processo ou que são partes lesadas neste processo. “É importante não esquecer que Kosovo é signatário 

https://jogomaestria.blogspot.com/

do tratado sobre energia alternativa e normalmente é obrigado a ter pelo menos 20 por cento da produção de energia de fontes alternativas”, disse ela.

O vice-presidente desta comissão, ao mesmo tempo proponente para a constituição desta comissão, Haxhi Avdyli, disse que o objectivo deverá ser apurar se existem abusos na emissão de licenças para a construção de centrais hidroelétricas no país.

“Para contribuir o menos possível para a preservação do meio ambiente, para a preservação da água que é vital para algumas áreas, especialmente para áreas que também são turísticas, estamos falando da área de Deçan, estamos falando da área de Zhupa, a área de Rugova, então em Shala e Bajgores e em muitas outras áreas que até agora receberam licenças e causaram alguns danos. Nosso objetivo é investigar as autorizações até o momento e, ao mesmo tempo, esclarecer como elas chegaram a essas autorizações, se houve abusos e, ao mesmo tempo, regular melhor essa questão por meio de iniciativas legais. , através de outras iniciativas a fim de preservar o meio ambiente ... Normalmente, essa energia renovável é também aquela que não polui o meio ambiente é muito importante para o Kosovo,

O membro desta comissão Shpejtim Bulliqi disse que as últimas estatísticas mostram que o país está à beira de uma crise hídrica, onde disse haver cerca de 1.700 metros cúbicos de água per capita.

“Estatísticas recentes mostram que estamos à beira de uma crise hídrica, porque temos algo em torno de 1.700 metros cúbicos per capita, que está prestes a entrar nesse valor mínimo. “Por isso, acho que aqui se deve ter um cuidado redobrado para que esses recursos sejam preservados e o meio ambiente não seja degradado na medida e na medida em que foi degradado até hoje”, disse.

Disse que devem apurar todas as omissões cometidas nos procedimentos tanto pelas instituições como pelas empresas.

Enquanto, o membro da comissão, Rasim Demiri, disse que é testemunha de que na região de Zhupa não se realizam debates com os cidadãos para a construção de centrais hidroelétricas, para o qual já solicitou que fosse ao terreno uma comissão.

“Sou testemunha de que quem recebeu as autorizações para a construção de centrais hidroelétricas nunca discutiu com os cidadãos, manteve segredo e, assim, trouxe algumas pessoas para as assinarem, ou seja, como se tivessem autorizações. para a construção de centrais hidroelétricas, mas em propriedades 

https://coachsagaz.tumblr.com/

privadas e não em propriedades que se encontram no município. Então, eu imploro que seria bom sair a campo para ver, visitar e esse processo o que podemos parar. No município de Prizren, na região de Zhupa, numa extensão de 6 quilómetros, no ano passado foram 14 autorizações para a construção de centrais hidroelétricas e esta é a melhor forma de ver através do trabalho desta comissão como surgiram as autorizações ", disse .

Os deputados membros desta comissão solicitaram que na próxima reunião disponham da documentação necessária, a lista das pessoas a serem convidadas para entrevista, bem como os pedidos de acesso aos documentos para ganhar tempo para obter resultados concretos.

Nesta comissão foi dito que serão convidados para entrevistas pelo Ministério da Economia e Ambiente, pela ERO, a nível local e por todas as instituições relacionadas com o processo de licenciamento, operação, supervisão e pedido de centrais hidroelétricas na República do Kosovo.

O MP do Partido Democrático do Kosovo (PDK), Bekim Haxhiu na sessão plenária de hoje está exigindo uma revisão das medidas anti-Covid. Segundo ele, elas foram tiradas no "meio do verão" e não podem funcionar no inverno.

Haxhiu na sessão de hoje fora da pauta exigia a restauração do funcionamento do sistema público de saúde, e não todo o foco para estar na gestão da Covid 19.

“Peço ao Governo do Kosovo, ao Ministério da Saúde, que restabeleça o funcionamento do sistema público de que os pacientes estão a ser forçados a receber esses serviços no sector privado. Isso vai prejudicar o orçamento de nossos pacientes e seu benefício para o setor privado. “Hoje, quando estamos no tempo antes do início da fase de inverno, o governo junto com o instituto deve reconsiderar as medidas anti-covdi porque não podemos entrar na fase de inverno com decisões que foram tomadas em meados do verão”, disse.

O Movimento Vetëvendosje continua a criticar o governo Hoti pelo acordo de Washington. O partido de Albin Kurti listou todas as "concessões" que, segundo eles, o primeiro-ministro Avdullah Hoti fez para chegar a um acordo de normalização econômica com a Sérvia. É por isso que ele foi chamado de primeiro-ministro falso e "tolo".

O chefe do grupo parlamentar de LVV, Rexhep Selimi durante a sessão plenária de hoje, disse que as declarações do chefe de governo nada têm a ver com a vida e as preocupações dos cidadãos.

No ponto de declarações fora da pauta 

https://tudodium.weebly.com/

Selimi disse que Hoti não cumpriu nenhuma de suas promessas.

Selimi: Tudo o que Hoti diz é bobagem que nada tem a ver com a vida dos cidadãos

Vídeo;

“Eles disseram que receberiam bilhões de dólares da América, mas em poucos dias realizamos apenas US $ 100 milhões nesses empréstimos. Eles disseram que falam com a Sérvia apenas para reconhecimento e, por outro lado, prometeram uma moratória para a cidadania de Kosovo. Disseram que estão fazendo planos para a lei de recuperação econômica com 400 milhões do governo, mas vimos que se trata apenas do dinheiro dos cidadãos de suas economias para ajudá-los. Disseram que não iriam discutir o mini-Schengen, mas vimos que concordaram com o espaço Novi Sadit, que chamam de mini-Schengen. Eles disseram que têm uma plataforma para a constituição do Kosovo e terminaram declarando que vão implementar a arte inconstitucional. "Tudo o que eles dizem é tolice sem relação com a vida e as preocupações dos cidadãos de Kosovo", disse ele.

Prosseguem os trabalhos do plenário de hoje, onde se prevê que se volte a votar o projecto de lei sobre a recuperação económica.